Como prevenir ACIDENTES OCULARES em casa?

ACIDENTES OCULARES com crianças são comuns. Seja por desatenção, seja porque estão em fase de desenvolvimento, principalmente as crianças mais novas tendem a mexer em tudo – plantas, animais e até naquela panela no fogão.

Por isso, além de estar em constante alerta, coloque em prática estas importantes orientações:

Mantenha produtos de limpeza longe do alcance das crianças. O mesmo se aplica a medicamentos, que não podem ser aplicados nos olhos sem prescrição médica ou em doses diferentes do que foi recomendado;

Não permita que crianças brinquem com objetos pontiagudos, como facas, garfos e tesouras com pontas, pois eles representam risco de perfuração ocular;

Cuidado com as plantas: as pontiagudas e espinhosas podem ferir os olhos. As que soltam líquido leitoso podem causar irritação, se atingirem os olhos;

Não fume próximo a crianças pequenas;

Oriente as crianças a tomar cuidado em suas brincadeiras com animais (eles podem bicar, arranhar ou morder a região os olhos) e ainda a lavar bem as mãos após suas brincadeiras;

Ao praticar esportes aquáticos, use óculos de proteção;

Oriente as crianças a evitar o hábito de coçar repetidamente os olhos. Isso pode facilitar o aparecimento de infecções e desencadear doenças nos olhos;

Deixe sempre o cabo da panela virado para dentro e mantenha-a tampada.

Se o ACIDENTE OCULAR ocorreu, o que devo fazer?

Algumas medidas podem ser tomadas para fazer os primeiros socorros:

Lave os olhos com água limpa em abundância se algum produto químico respingar nos olhos, mas evite a lavagem em qualquer suspeita de perfuração ocular;

Não mexa no olho vitimado pelo acidente, nem aplique sobre ele soluções caseiras;

O uso de colírio para alívio da dor ou incômodo somente deverá ser feito mediante a indicação do médico oftalmologista;

Todo e qualquer caso de acidente ocular deve ser encaminhado imediatamente para atendimento oftalmológico de urgência;

Evite a compressão do globo ocular até a avaliação pelo oftalmologista da extensão da lesão provocada pelo acidente.

LEMBRE-SE: nada substitui o atendimento do médico oftalmologista. Em caso de acidente, procure imediatamente a URGÊNCIA OFTALMOLÓGICA.