Como é a Cirurgia de Catarata por Facoemulsificação?

A FACOEMULSIFICAÇÃO é a técnica atual de CIRURGIA DE CATARATA. Esta técnica permite que o médico retire a catarata por uma micro incisão de 2,75 milímetros na córnea. A ponteira do equipamento emite ondas de ultrassom, fragmentando a catarata e permitindo a sua aspiração. Essa mesma incisão é utilizada para inserir a lente intraocular, que é dobrável e pode ser colocada sem que o oftalmologista faça um corte ainda maior na córnea.

Quanto tempo dura a Cirurgia de Catarata?

A CIRURGIA DE CATARATA é relativamente rápida: cerca de 20 minutos. Ela envolve uma tecnologia super avançada, que permite que o paciente seja operado sem dor e sem a necessidade de internação. O paciente é liberado no mesmo dia.

Como é o pós-operatório da Cirurgia de Catarata?

Depois da CIRURGIA DE CATARATA o paciente é acompanhado e deve usar colírios para diminuir a inflamação e o risco de infecção.

O risco de uma complicação grave nesta cirurgia é extremamente baixo se forem seguidos todos os cuidados necessários com equipamento e técnica cirúrgica.

Cuidados pós operatórios:

Colírio por algumas semanas, com o objetivo de controlar a inflamação e diminuir a chance de infecção.

Protetor de acrílico para proteger o olho operado durante as quatro primeiras noites depois da cirurgia, para evitar que o paciente aperte o olho.

Evite abaixar muito a cabeça nos primeiros dias

Evite o contato com água potencialmente contaminada como a água do mar, piscina ou sauna.

Evite substâncias sujas nos olhos, bem como pancadas na cabeça ou no olho.

Sua visão deve começar a melhorar no dia seguinte à cirurgia, levando até três semanas para estabilizar.

O segundo olho só deve ser operado de duas a três semanas após o primeiro olho, quando é o caso de cataratas bilaterais.