Quando deve ser realizada a CIRURGIA DE PTERÍGIO?

Quando os tratamentos conservadores falharam;

Quando a acuidade visual do doente está comprometida;

Quando o doente está incomodado com a aparência estética.

Como é realizada a CIRURGIA DE PTERÍGIO?

Em geral, a CIRURGIA DE PTERÍGIO utiliza a própria conjuntiva do doente ou membrana amniótica preservada (placenta) para preencher o espaço vazio criado pela REMOÇÃO DO PTERÍGIO. Neste procedimento, o PTERÍGIO é removido e a membrana amniótica ou a conjuntiva é colocada e suturada na área afetada (enxerto ou transplante).

A CIRURGIA DE PTERÍGIO com transplante de conjuntiva ou membrana amniótica é, habitualmente, realizada sob anestesia local e com uma duração de cerca de 30 minutos.

Quais são os riscos e as complicações da CIRURGIA DE PTERÍGIO?

Entre os principais riscos e complicações da CIRURGIA DE PTERÍGIO está a recidiva após a REMOÇÃO DO PTERÍGIO. Sem um enxerto conjuntival ou amniótico, a taxa do PTERÍGIO recidivado pode ser elevada em cerca de 30%. A REMOÇÃO DO PTERÍGIO com um enxerto conjuntival ou amniótico, está associada a um menor risco de recidiva que pode oscilar entre 5% e 10%.

As complicações cirúrgicas podem também incluir cicatrização da córnea e perfuração da parte branca do olho. Em alguns casos, a remoção cirúrgica do PTERÍGIO pode induzir astigmatismo.

Como é o pós-operatório da CIRURGIA DE PTERÍGIO?

Na CIRURGIA DE PTERÍGIO, o pós operatório não é doloroso.

Muitas vezes, os doentes são aconselhados a usar colírios de esteróides durante várias semanas ou meses, podendo assim reduzir a inflamação e a probabilidade de recidiva do PTERÍGIO.

Os doentes precisam de ser cuidadosamente seguidos durante um ano.

Cerca de 97% das recidivas ocorrem durante os primeiros 12 meses após a cirurgia.

Como é a recuperação da CIRURGIA DE PTERÍGIO?

Na CIRURGIA DE PTERÍGIO, o tempo de recuperação e repouso é curto. Os pacientes podem retomar o trabalho e suas atividades normais alguns dias após a operação. Apenas durante os dois primeiros dias (48 horas), é necessário usar um oclusor no olho operado, de modo a prevenir possíveis riscos de infecção.