Exames

O exame de FOTOCOAGULAÇÃO A LASER é um procedimento utilizado no tratamento de diversas doenças que afetam os vasos sanguíneos do olho localizados na Retina. Antes do seu surgimento, a maior parte dessas doenças não tinha tratamento eficaz e propiciavam hemorragias com muita frequência. Com o advento da técnica e a revolução causada por essa nova tecnologia, hoje, muitas doenças retinianas podem ser tratadas através desse método.

Como a Fotocoagulação a laser funciona?

O laser é uma fonte luminosa intensa que, quando aplicada ao epitélio pigmentar da Retina, é convertido em energia térmica, com a temperatura subindo para além de 65 ºC na área de aplicação. Este calor, por sua vez, induz abrasão no tecido retiniano, levando à desnaturação de proteínas, instaurando-se assim um processo de coagulação e posterior cicatrização. A técnica é utilizada para reduzir a proliferação de vasos sanguíneos retinianos.

Tratamentos com Fotocoagulação a Laser

A FOTOCOAGULAÇÃO A LASER é utilizada no tratamento de diversas doenças da Retina:

Retinopatia Diabética

Degeneração Macular Relacionada à Idade

Anemia Calciforme

A Fotocoagulação a Laser dói?

O procedimento só é realizado após anestesia com gotas de colírio. Em uma menor parcela dos pacientes, pode ser necessária a infusão de anestésicos de Lidocaína em áreas específicas do globo ocular. De qualquer forma, após a anestesia o procedimento é indolor.