O exame de FOTOCOAGULAÇÃO A LASER é um procedimento utilizado no tratamento de diversas doenças que afetam os vasos sanguíneos do olho localizados na Retina. Antes do seu surgimento, a maior parte dessas doenças não tinha tratamento eficaz e propiciavam hemorragias com muita frequência. Com o advento da técnica e a revolução causada por essa nova tecnologia, hoje, muitas doenças retinianas podem ser tratadas através desse método.
Como a Fotocoagulação a laser funciona?
O laser é uma fonte luminosa intensa que, quando aplicada ao epitélio pigmentar da Retina, é convertido em energia térmica, com a temperatura subindo para além de 65 ºC na área de aplicação. Este calor, por sua vez, induz abrasão no tecido retiniano, levando à desnaturação de proteínas, instaurando-se assim um processo de coagulação e posterior cicatrização. A técnica é utilizada para reduzir a proliferação de vasos sanguíneos retinianos.
Tratamentos com Fotocoagulação a Laser
A FOTOCOAGULAÇÃO A LASER é utilizada no tratamento de diversas doenças da Retina:
Retinopatia Diabética
Degeneração Macular Relacionada à Idade
Glaucoma
Anemia Calciforme
A Fotocoagulação a Laser dói?
O procedimento só é realizado após anestesia com gotas de colírio. Em uma menor parcela dos pacientes, pode ser necessária a infusão de anestésicos de Lidocaína em áreas específicas do globo ocular. De qualquer forma, após a anestesia o procedimento é indolor.
Clínica de Olhos AVANÇADA em ITABORAÍ-RJ:
(21) 3639.9240