Exames

Como é feito o exame de Ultrassonografia dos Olhos?

O EXAME POSTERIOR DA ULTRASSONOGRAFIA DOS OLHOS é, em geral, feito com o paciente de olhos fechados. É aplicado colírio anestésico e um pouco de gel sobre a pálpebra, por onde o transdutor desliza enquanto o médico avalia as imagens dos olhos na tela.

Já para o EXAME ANTERIOR DA ULTRASSONOGRAFIA DOS OLHOS, os olhos costumam ficar abertos. A sonda não pode ser coberta para que não prejudique a imagem, mas é preciso colocá-la dentro de líquido para que a onda sonora se propague. Aplica-se colírio anestésico e uma cuba entre as pálpebras. Com os olhos banhados em soro fisiológico, a sonda fica em contato com o soro e não encosta diretamente no olho.

O que pode detectar:

Ultrassonografia dos Olhos Posterior

Avalia catarata, músculos retro oculares inchados, inflamação ou descolamento de retina e resultados de cirurgia de retina ou catarata. Com isso, o médico poderá ter dimensão do problema e planejar o tratamento necessário. É feita com frequência em bebês para averiguar o tamanho dos olhos na saída da maternidade.

Ultrassonografia dos Olhos Anterior

Possibilita enxergar lesões ou tumores na íris e na córnea. Também pode ser feita em crianças, quando apresentam manchas brancas na córnea, cisto na íris ou malformação do segmento anterior, que precise de transplante de córnea. Contudo, é mais comum em adultos para avaliar cistos, tumores de íris, corpo ciliar, profundidade de cicatrizes da córnea e cirurgia de glaucoma.


Clínica de Olhos AVANÇADA em ITABORAÍ-RJ:
(21) 3639.9240

Iniciar conversa
Fale Conosco
Olá👋, tudo bem? Entre em contato conosco🙂clicando no botão abaixo.👇
Powered by