Quero usar lentes de contato. Quem deve adaptá-las para mim?

O médico oftalmologista é o profissional correto para adaptar suas LENTES DE CONTATO. É ele quem irá determinar se você, como paciente, poderá usá-las ou não. Durante a consulta, seu oftalmologista vai estudar o grau e a curvatura da LENTE DE CONTATO a ser adaptada, bem como o melhor tipo a ser aplicado em cada caso.

A CLÍNICA DE OLHOS AVANÇADA e o Dr. Marcelo Guedes adaptam suas LENTES DE CONTATO e orientam você durante o processo de prescrição e controle da lente em seus olhos.

De que tipo podem ser as lentes de contato?

As LENTES DE CONTATO podem ser gelatinosas ou rígidas, para correção óptica, terapêutica ou estética, visando ainda facilitar a prática de esportes e melhorar a qualidade de vida do paciente.

Como são um corpo estranho dentro dos olhos, em caso de má orientação ou descuido do usuário, podem causar danos para a visão. Por isso, é fundamental o acompanhamento com um oftalmologista.

Seguem abaixo  7 dicas importantes sobre como cuidar das lentes de contato:

1. Faça a limpeza das lentes de contato com solução apropriada

As lentes de contato precisam ser limpas antes de serem colocadas e depois de serem retiradas dos olhos para evitar que algum micro-organismo se aloje nelas e contamine a região. Para isso, é importante usar a solução de limpeza apropriada.

2. Limpe regularmente o estojo das lentes de contato

Às vezes, as pessoas até se lembram de limpar a lente, mas se esquecem de limpar o estojo onde elas são guardadas. Antes de manusear o estojo, lembre-se de lavar bem as mãos com água e sabão. Com as mãos limpas, limpe seu estojo todos os dias, também com água e sabão neutro, e deixe-o limpo e seco quando não estiver com as lentes em seu interior. O ideal é esterilizá-lo mensalmente, em água fervente, por 30 minutos e trocar seu estojo a cada 3 meses.

3. Lave as mãos antes de tirar ou colocar as lentes de contato

Lavar as mãos é um cuidado tão essencial quanto limpar o estojo e as lentes de contato. Afinal, as mãos podem contaminá-los. Assim, o ideal é lavar bem as mãos em água corrente e sabão neutro sempre antes de tirar e colocar as lentes de contato.

4. Evite coçar os olhos quando estiver com as lentes de contato

Por mais úteis que sejam, as lentes de contato precisam ser usadas corretamente. Assim como os óculos, elas têm um ajuste focal adequado à posição das pupilas. Por isso, não se deve coçar os olhos — ou evitar isso ao máximo — para que elas não saiam do lugar. Além disso, as mãos também podem carregar micro-organismos que contaminarão as lentes de contato, podendo causar infecções nos olhos.

5. Respeite a data de validade das lentes de contato

As lentes de contato têm um prazo de validade, que precisa ser respeitado. Esse é o tempo que ela leva para começar a estragar, perdendo, consequentemente, sua eficácia. Algumas lentes de contato duram meses, outras são de uso diário ou semanal. Esse prazo deve sempre ser obedecido, de acordo com as especificações do fabricante e conforme orientação médica.

6. Retire as lentes de contato sempre antes de dormir

Muita gente se esquece de retirar as lentes de contato antes de dormir. No entanto, elas não devem permanecer nos olhos por mais de 16 horas por dia. Ou seja, você pode passar o dia todo com elas, mas deve sempre retirá-las antes de dormir. Apesar de algumas lentes de contato permitirem que você durma com elas, você não deve (e não pode) fazer disso uma rotina, pois indivíduos que dormem com as lentes tem 53 vezes mais chance de terem problemas na córnea, como úlceras. O risco é muito alto.

7. Aprenda a colocar e retirar as lentes de contato

Muitas pessoas sabem como colocar lente de contato, porém, essa atividade se torna tão rotineira que elas esquecem de alguns pontos importantíssimos nesse processo. É essencial destacar que o cuidado com os olhos e, obviamente, com as lentes de contato, é fundamental para evitar doenças.


Iniciar conversa
Fale Conosco
Olá👋, tudo bem? Entre em contato conosco🙂clicando no botão abaixo.👇
Powered by