Qual é a frequência de uma consulta oftalmológica?

O oftalmologista é o médico responsável pela saúde dos olhos. Ele estuda, examina, prescreve correções para a visão e trata patologias oculares. Fazer uma consulta oftalmológica é extremamente importante e deve acontecer ao longo de toda a vida, ao menos uma vez por ano, mas sempre de acordo com a necessidade ou com a idade do paciente. O importante é entender que algumas doenças oftalmológicas podem ser prevenidas ou diagnosticadas precocemente, o que aumenta as chances do tratamento ser bem-sucedido. Entenda com qual frequência você deve frequentar o oftalmologista:

O cuidado com a saúde oftalmológica começa ainda durante o pré-natal.

Quando a mulher está grávida, é possível detectar doenças na mãe que podem causar cegueira nos fetos, como a rubéola, toxoplasmose e até mesmo sífilis. Da mesma forma, é durante os exames que se pode notar má-formações que afetem a visão da criança. Dados do Ministério da Saúde apontam que 40% dos casos de cegueira infantil podem ser evitados ou tratados quando são detectados durante o pré-natal.

Bebês e crianças: você deve observar os sinais.

Assim que nascem, os bebês são examinados por pediatras, que detectam ou não a necessidade de frequentar um oftalmologista. Em bebês prematuros a atenção deve ser redobrada e, caso existam suspeitas, exames mais detalhados devem ser realizados. Para as crianças que apresentam visão dentro da normalidade, o acompanhamento pode acontecer a cada três anos, seguindo a recomendação pré-escolar.

É fundamental que os pais fiquem atentos aos possíveis sinais de problemas: coceira, vermelhidão, não acompanhar objetos com o olhar, conjuntivites frequentes, dores de cabeça após a aula, dificuldades de aprendizado. Em qualquer um destes casos, o médico oftalmologista deve ser procurado para detectar possíveis patologias oculares.

Aos 40+ anos, faça exames oftalmológicos anualmente.

Jovens e adultos de 40+ anos devem fazer exames oftalmológicos de rotina anualmente. Isso porque, a partir desta idade, os olhos passam por mudanças e podem começar a apresentar sintomas de patologias como o glaucoma e a catarata. Sem tratamento, o glaucoma pode levar à cegueira irreversível. Já a catarata, quando tratada precocemente, permite a recuperação total da função visual.

Algumas necessidades exigem consultas oftalmológicas mais frequentes.

Alguns quadros clínicos, diagnosticados geralmente em exames de rotina, exigem uma maior frequência entre as consultas oftalmológicas. Entre essas patologias, estão a alta miopia (aquela com grau maior que 6), o ceratocone, o diabetes, o glaucoma e pós operatórios. Nesse mesmo grupo estão os que ainda não apresentam sintomas, mas tem um histórico familiar de doenças oculares. Para eles, o intervalo entre os exames deve ser recomendado pelo médico oftalmologista, atendendo às necessidades de cada caso.

A maioria das pessoas só se preocupa em procurar um oftalmologista quando tem problemas nos olhos ou quando não está enxergando muito bem. As consequências disso podem ser graves, podendo até mesmo causar cegueira. Isto porque grande parte das patologias oftalmológicas podem ser diagnosticadas precocemente e tratadas com sucesso. Por isso é fundamental fazer exames de rotina. Mas se você notar problemas de visão repentinos, não espere até a próxima consulta, e procure um médico oftalmologista imediatamente.