O que é o CALÁZIO?

O CALÁZIO é uma lesão da pálpebra frequentemente confundida com terçol. A diferença é que, ao contrário do que acontece no terçol, o CALÁZIO não é uma infecção bacteriana. O CALÁZIO é provocado pela inflamação da glândula de Meibômio, responsável pela produção da secreção sebácea, que fica imediatamente atrás dos cílios. A inflamação obstrui o duto e a secreção sebácea não sai: fica sob a forma de um granuloma, que só vai aumentando de tamanho, conforme o tempo passa e essa glândula não consegue ser eliminada. É isso o que leva à formação do nódulo na pálpebra chamado CALÁZIO.

Quais são os sintomas do CALÁZIO?

A pálpebra geralmente fica sensível, vermelha, inchada e quente. Em seguida, conforme a secreção sebácea permanece presa, a inflamação leva à formação do nódulo que caracteriza o CALÁZIO.

Quais são os tratamentos para o CALÁZIO?

Compressas mornas em casa.

Medicamentos com corticoides e antibióticos são contraindicados no caso de CALÁZIO.

Se o quadro for reincidente, o médico oftalmologista pode optar pela CIRURGIA DO CALÁZIO para desobstruir a glândula.

Nunca, em hipótese alguma, esprema ou pressione o CALÁZIO.

Existe uma prevenção para o CALÁZIO?

MÃOS LIMPAS são sempre o melhor método preventivo para evitar a transmissão dos vírus e das bactérias, mas também podem ajudar a evitar a ocorrência do CALÁZIO. Lave as mãos várias vezes ao dia e evite passar o dedo no local em que apareceram lesões oculares. Isso vai evitar o aparecimento de novas lesões e a reincidência de lesões antigas.

Qual anestesia é usada para retirar o CALÁZIO?

Para retirar o CALÁZIO usamos anestesia local com sedação. O paciente deve relaxar e adormecer levemente, não sentindo assim a realização do procedimento.

Como é feita a retirada do CALÁZIO?

Assim que a anestesia faz efeito, o médico realiza a incisão na pálpebra para retirar o CALÁZIO. Quando há mais de um CALÁZIO, podem ser feitas outras incisões. Geralmente a incisão é feita por dentro da pálpebra e não deixa cicatriz aparente. Para finalizar, é colocado um curativo. O material removido (nódulo) é enviado para análise anatomopatológica para documentação da lesão.

O paciente fica internado para a retirada do CALÁZIO?

O paciente fica em observação por cerca de uma a duas horas e então é liberado para ir para casa. O tampão (curativo) deve ser removido no mesmo dia, cerca de quatro a seis horas depois da cirurgia.

Como é o pós-operatório da retirada do CALÁZIO?

O oftalmologista irá receitar colírios e pomadas para aplicação local.

Recomenda-se compressas de água gelada nos dias seguintes ao procedimento.

O médico também poderá prescrever analgésicos simples para controle da dor.

Após a cirurgia é normal que o olho operado fique inchado, bem como saiam secreções desse olho de um a dois dias. O inchaço será pior na manhã seguinte a cirurgia, mas deve diminuir já na primeira semana. A recuperação total acontece em cerca de 15 dias. A visão também pode ficar um pouco embaçada nos primeiros dias.

Não se deve usar lentes de contato nos primeiros dias. O principal problema das lentes é que elas aumentam o risco de infecção.